Boletim via e-mail

Levamos a sério as normas da antispam.br e garantimos que o seu e-mail será utilizado exclusivamente para as mensagens deste site.

Notícias › 05/10/2017

Celebramos São Francisco!

festavila-9O último dia 04 de outubro foi de muita festa e alegria para nossa comunidade paroquial e devotos de São Francisco, com uma intensa programação para celebrar o padroeiro. Os frades se revezaram durante a manhã e tarde para atender a todas as pessoas que traziam seus animais para as bênçãos, como é tradição no bairro. Na missa do meio-dia, presidida pelo pároco Frei Valdecir Schwambach, OFM, a igreja lotou.

Frei Valdecir lembrou que no Tríduo de São Francisco, preparatório para este dia, refletiu-se sobre três aspectos:  cuidar do coração,  cuidar do irmão e cuidar da Casa Comum.

“São Francisco de Assis é o santo que nos ensina o cuidado”, enfatizou o pároco, lembrando que, ao longo da história da fé, da história humana, separou-se muito as coisas de Deus das nossas realidades. “A nossa fé, a nossa devoção é perfeita quando nós nos envolvemos com aquele que está ao nosso lado. Não existe uma ligação com Deus se a gente se esquecer daquele que está à nossa volta”, observou.

Frei Valdecir chamou a atenção, citando o Papa Francisco na Laudato Si’, que a crise de hoje é uma crise de falta de cuidado. “E talvez a raça que mais esteja ameaçada é a humana, porque não estamos nos cuidando uns dos outros. É só olhar, por exemplo, o que está acontecendo no mundo: as tragédias, a violência, o terrorismo etc”, destacou.

Falando do cuidado da Casa Comum, o frade reforçou que a oração é mais perfeita quando conseguimos rezar por todas as criaturas, quando conseguimos rezar louvando a Deus pela água, pelo ar, pela terra. “Ou seja, todas as criaturas que nos cercam são extensão de Deus. Tudo para Deus é sagrado. Todas as criaturas saíram Dele”, completou.

festavila-6Para os irmãos Luiz Henrique, 4 anos, e Guilherme, 6, e o primo Ruan, 8, o dia de São Francisco foi reservado para pagar promessa. E a caráter. “Fiz promessa a São Francisco de Assis porque os três têm asma. Graças a Deus, eles estão praticamente curados e falta pouco para deixarem os remédios”, contou Aurenita Souza Costa, a avó de Luiz e Guilherme e tia de Ruan. “Sou devota de São Francisco porque minha mãe mora do lado de uma igreja dedicada a este santo protetor dos animais. Ali cresci e amadureci minha fé, tendo ele como meu protetor. Tanto que fiz uma promessa também para o meu filho – que é pai de Luiz e Guilherme – quanto ele tinha 4 anos e fomos pagá-la no Santuário de Bom Jesus da Lapa”, disse Aurenita, e completou que não há como viver sem fé. “Se não tiver fé, a gente perde a noção de vida. É ela que nos ajuda a lutar, porque as provações estão aí”, disse, completando: “Eu estou muito feliz pagando esta promessa!”

A festa prolongou-se até o final do dia, com a missa de encerramento às 19h30, presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e concelebrada por Frei César Külkamp, Frei Valdecir Schwambach e Frei Raimundo Castro. No momento de ação de graças, Frei Valdecir agradeceu a fraternidade local pela ajuda nos festejos do padroeiro. Ele agradeceu de modo especial aos voluntários, que se dedicam diariamente no serviço da comunidade. Ele afirmou que todos que estiveram presentes durante a festa, puderam experimentar a graça de Deus e voltaram um pouco mais felizes para suas casas. Ao final, ele pediu uma salva de palmas, que foi acompanhada por muitos latidos, “todos ensaiados”, brincou o pároco.

Confira as fotos da Festa:



Os comentários estão desativados.