Coleta da Sexta-Feira Santa

527629_369289956518432_1658342368_n

Na Sexta-Feira Santa (18/04), a Igreja de todo o Brasil é convidada a realizar a Coleta Mundial para os Lugares Santos. Trata-se de um gesto de fé e de apreço pelos “lugares santos”, onde Jesus viveu, pregou o Evangelho, sofreu a paixão e morte, ressuscitou dos mortos e enviou os discípulos em missão para todo o mundo.

A coleta é um gesto de solidariedade para com a comunidade cristã da Terra Santa, que enfrenta atualmente sérias dificuldades políticas, sociais e religiosas para continuarem sua presença testemunhal na região.

No trabalho cotidiano da Custódia da Terra Santa estão comprometidos 300 frades franciscanos de mais de trinta nações diferentes que, juntamente com outros religiosos(as) e leigos(as) voluntários, se empenham na manutenção e renovação dos lugares santos como também no acolhimento e assistência aos peregrinos. A Custódia exerce ação a pastoral em outras trinta paróquias e oitenta igrejas; dirige 16 escolas com 10.000 alunos e 400 professores, diferentes escritórios com 250 postos de trabalho, cinco hospedarias (as ‘Casas Novas’) com quinhentos leitos para peregrinos, três residências de anciãos e dois internatos para órfãos. Ajuda as famílias cristãs, em sua maioria excluídas do sistema político-religioso local, dando-lhes, moradias ou ajudando a pagar alugueis. Respalda a juventude universitária com bolsas de estudo, e as crianças com creches. Também promove uma ação científica, cultural e ecumênica através da Faculdade de Teologia Bíblica e Arqueologia de Jerusalém, o Centro de Estudos Orientais Cristãos do Cairo, o Instituto Magnificat de música sacra e uma editora. Todas estas atividades são possíveis graças à generosidade dos cristãos de todo o mundo.