Notícias › 17/07/2013

Começa a Semana Missionária no Setor Vila Mariana!

100_6106_

No dia 16 de julho desembarcou em São Paulo o grupo de peregrinos estrangeiros a serem acolhidos no Setor Vila Mariana – Região Episcopal Ipiranga – Arquidiocese de São Paulo. O grupo é composto por quinze jovens vindos da França, dois da Itália, dois de Moçambique e dois da Colômbia, bem como padres que acompanham o grupo.

A hospedagem dos peregrinos e preparação da programação para a Semana Missionária ficou sob a responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema que, contando com a participação dos jovens da Paróquia São Francisco de Assis (Vila Clementino), Nossa Senhora da Lourdes (Planalto Paulista) e Santa Rita de Cássia (Mirandópolis), está acolhendo os jovens peregrinos estrangeiros.

A programação começou já no dia 16 à noite, com a missa de abertura da Semana Missionária, realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo pároco Pe. Deolino. Estavam presentes na celebração os peregrinos, as famílias que os hospedam e jovens das três paróquias do Setor Vila Mariana que participarão das atividades durante esta semana. Como forma de demonstrar a comunhão e união dos jovens das paróquias, no momento do ofertório um representante de cada paróquia levou até o altar a imagem de seu padroeiro.

100_6086No dia 17 de manhã, após momento de oração, os peregrinos e jovens das paróquias se encontraram para realizar um passeio ao centro de São Paulo. O primeiro local visitado foi a Praça da Sé, onde os peregrinos puderam conhecer o marco zero da cidade. Aos poucos a praça ficava cada vez mais lotada, até que, ao subir as escadarias da Catedral da Sé, era possível ver a praça repleta de peregrinos, dezenas de jovens, cada um com sua bandeira ou roupas que identificavam seu país de origem: poloneses, colombianos, italianos, franceses, moçambicanos e chilenos, cada um com seu idioma e costumes, alguns até dançavam ou cantavam músicas típicas de seu país de origem. Apesar das diferenças culturais, a alegria contagiante de todos era a mesma, assim como o objetivo que os conduziu a percorrer enormes distâncias para chegar até aqui! E todos conseguiam se entender, fosse arriscando falar inglês, acenando ou mesmo com gestos.

Após a visita à Catedral, o grupo do Setor Vila Mariana foi até o Largo São Francisco, onde puderam conhecer a igreja São Francisco e receber um texto, contando um pouco dos 370 anos de história do convento e da igreja.

A seguir, o grupo foi até o Pátio do Colégio, onde, mais uma vez, foi possível encontrar outro grupo de peregrinos, estes provenientes da Itália, jovens que traziam violões e cantavam. Assim, em poucos minutos, os grupos se uniram numa bonita dança circular, com palmas ao ritmo da música. Mais uma vez as diferenças linguísticas não foram empecilho para o entrosamento entre os grupos.

100_6132_Após a visita ao Mosteiro São Bento e Edifício Martinelli, de onde os jovens puderam ver São Paulo do alto, os peregrinos escolheram realizar uma visita ao Mercado Municipal para encerrar o passeio ao centro da cidade.

No período da tarde, após o almoço na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi a vez de apresentar aos jovens um pouco da região, com um passeio até o Parque do Ibirapuera. E , à noite, o primeiro dia de acolhida dos peregrinos se encerrou com a participação na Missa no Santuário São Judas Tadeu, que reuniu jovens de toda Região Episcopal Ipiranga.

Os comentários estão desativados.