Boletim via e-mail

Levamos a sério as normas da antispam.br e garantimos que o seu e-mail será utilizado exclusivamente para as mensagens deste site.

Artigos e reflexões › 03/06/2018

Curiosidades sobre Santo Antônio

12° dia

Vamos falar do título mais popular dado ao nosso santo: Santo Antônio, o Santo casamenteiro. Ele o santo mais invocado quando o assunto é unir os corações apaixonados. Você sabe o motivo? Descubra no vídeo:

11° dia

Vamos falar sobre Santo Antônio e as famílias. Muitas famílias recorrem ao santo em momentos de conflitos familiares, de vícios e problemas juvenis. Acompanhe:

10° dia

Muitas pessoas perguntam o por quê Santo Antônio traz em seus braços o Menino Jesus. Em muitas imagens, Antônio traz o menino em cima do Livro Sagrado; em outras, traz o Livro de lado e o Menino no colo. Confira na vídeo:

9° dia

Hoje vamos falar sobre a oração. Frei Antônio foi um frade orante. Rezava a Deus, rezava ao Filho, rezava à Maria Santíssima. Para o santo, a oração era o lugar certo para encontrar com o Senhor. Muitas pessoas veem nele, um modelo de confiança em Deus. Acompanhe no vídeo:

8° dia

Santo Antônio foi um grande devoto de Nossa Senhora. Escreveu vários sermões para discorrer sobre a Virgem Maria e sua missão na história da salvação. Seus sermões não eram nenhum tratado sistemático, mas eram palavras de amor àquela que gerou o Salvador. Acompanhe:

7° dia

Você já deve ter reparado que Santo Antônio é sempre apresentado com um lírio em suas mãos. Mas, qual o sentido desse lírio? Confira no vídeo.

6° dia

Tal como São Francisco, Antônio, possuía uma grande facilidade de se comunicar com a natureza. E, até mesmo à criação, ele não deixava de anunciar a Palavra Criadora do Pai. Em certa ocasião, as pessoas não queriam escutar o seu sermão. Foi, então, que ele virou as costas e foi pregar aos peixes, que ficaram todos na superfície do lago, demonstrando interesse por suas palavras. Acompanhe:

5° dia

Neste vídeo vamos falar sobre Santo Antônio e a pobreza. Frei Antônio viveu uma vida pobrezinha, conforme a vida dos frades de seu tempo. Contudo, ele tinha um amor enorme pelos pobres e famintos. Certa vez ele chegou a dar, escondido, todos os pães dos frades para os necessitados e, quando voltou à cozinha, os cestos estavam cheios novamente. Impressionante não é mesmo?! Acompanhe:

4º dia

Vamos falar sobre a Palavra de Deus na vida de Frei Antônio. Você sabia que Santo Antônio possui a fama de “martelo dos hereges”? Saiba o motivo neste vídeo:

3º dia

Neste vídeo vamos falar sobre Santo Antônio e o estudo. Frei Antônio era um irmão muito inteligente e estudioso. Foi um teólogo eloquente! São Francisco reconhece nele essa virtude, escreve a ele chamando-o de “meu bispo”, e faz um pedido muito especial. Confira no vídeo:

2º dia

Neste vídeo vamos falar sobre Santo Antônio seguidor de São Francisco. Apesar de ser contemporâneo de São Francisco, Antônio jamais o conhecera, devido às distâncias. São Francisco tinha um grande amor por Antônio, sobretudo admirava sua fama de pregador e sua teologia ardente. Acompanhe:

1º dia

Damos inicio a nossa série “Curiosidades sobre Santo Antônio”. Ao longo de treze dias vamos apresentar alguns assuntos que envolvem o santo mais popular de nossa Igreja. Uns o chamam de Santo Antônio de Pádua, outros o chamam de Santo Antônio de Lisboa. Será que é o mesmo Santo? De Pádua ou de Lisboa? Isso é o que vamos ver neste vídeo: