Dom José Roberto aos crismandos: sejam testemunhas de Cristo!

IMG-20151203-WA0003 - Cópia - Cópia

No último domingo, dia 29 de novembro, dezessete jovens e adultos de nossa paróquia receberam o Sacramento da Confirmação na Celebração Eucarística de 11h30, presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar para a Região Episcopal Ipiranga, e concelebrada pelo pároco, Frei Djalmo Fuck.

Iniciada a celebração, após Frei Djalmo apresentar os crismandos ao bispo e à comunidade, Dom José Roberto, em sua homilia, explicou o que significa receber o Sacramento da Confirmação: o crismando recebe uma ação especial do Espírito Santo e tem a responsabilidade de sempre ser testemunha de Cristo para o mundo, evangelizando com o exemplo e testemunho de vida. Afirmou ainda: “as pessoas devem ver que vale a pena ser cristão, que eles são felizes, que têm sentido para a vida, vivem a fraternidade, são coerentes” e, para isso, a importância do Sacramento da Confirmação: “é uma ajuda divina, uma graça, algo que vem de Deus. É uma ação de Deus na nossa vida, que nos fortalece, para que sempre façamos a coisa certa, para que sejamos fortes, sábios, para que sempre façamos o bem”.

Dom José Roberto falou ainda sobre o rito para a bênção do óleo do Crisma e explicou: “todos aqueles ungidos com o óleo do Crisma deverão ser o bom perfume de Cristo”, e completou, se dirigindo aos crismandos: “Vocês são o bom perfume de Cristo, vocês viverão a santidade, de modo que outras pessoas, vendo a vida de vocês, digam que vale a pena ser cristão! (…) Assim como o óleo penetra na pele, a graça de Deus penetra no mais íntimo do nosso ser, nos fortalecendo para que possamos colocar em prática tudo aquilo que Cristo ensinou”.

O bispo encerrou a homilia lembrando que se inicia o Tempo Litúrgico do Advento, tempo que marca a espera e a preparação para a chegada de Jesus no Natal, quando se celebra o mistério de Deus que se faz homem para que o humano possa participar da vida divina. Recordou ainda São Francisco de Assis, que ficava fascinado diante deste mistério e o contemplava, e encerrou lembrando que devemos estar atentos para resgatar hoje essa capacidade de contemplação de tão belo mistério.

Ao final da Celebração Eucarística, a jovem Larissa fez os agradecimentos a Dom José Roberto, aos frades, Catequistas e comunidade paroquial que acompanharam a caminhada dos jovens e adultos durante este ano de preparação para receberem o Sacramento da Confirmação, quando então assumiram, de forma definitiva, o compromisso de, pela ação do Espírito Santo e graça de Deus, serem sempre testemunhas de Cristo no mundo. Com certeza este dia ficará marcado na vida dos neo-crismados! Louvado seja Deus por mais esta etapa da caminhada destes jovens e adultos!