Dom José Roberto, vigário Episcopal na Região Ipiranga

Nascido em Jacareí (SP), em 9 de abril de 1965, dom José Roberto foi ordenado padre em 6 de fevereiro de 1993. Nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Francisco, em 30 de abril deste ano, ele chega à maior Arquidiocese do País com a experiência de mais de duas décadas de trabalhos como pároco, reitor do Seminário de Teologia e vigário geral na Diocese de São José dos Campos.

No último dia 21 de junho, ocorreu a ordenação episcopal de Monsenhor José Roberto Fortes Palau, na Paróquia Coração de Jesus, em São José dos Campos (SP). O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, foi o ordenante. Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Moacir Silva foram os co-ordenantes. O lema episcopal do recém-ordenado é “A verdade vos libertará”.

Em entrevista para a imprensa, Dom José Roberto afirmou que aceitou sua nomeação como Bispo auxiliar com muita satisfação e vontade de servir a Arquidiocese. Ele relatou sobre sua experiência como pároco e sua atuação em pastoral urbana e em regiões periféricas de São José dos Campos, mas está ciente que encontrará em São Paulo uma realidade mais ampla. “Certamente muita coisa eu vou aprender na prática”.

Como bispo auxiliar, o Monsenhor José Roberto vai assumir a região episcopal Ipiranga, que tem 35 paróquias e cerca de 1 milhão de habitantes. Ele vai ser recebido na Arquidiocese de São Paulo no dia 19 de julho, com a missa de acolhida às 15h na Paróquia Imaculada Conceição, na Avenida Nazaré, 993 – Ipiranga.