Festa Franciscana recorda o cuidado com toda a Criação

101_0787_No dia 04 de outubro nossa paróquia celebrou a Festa de seu padroeiro. Os festejos começaram já no dia 1º de outubro, quando teve início o tríduo preparatório para a Solenidade.

Nos dias 03 e 04, na frente da igreja, foram preparadas barracas com o tradicional bolo de São Francisco, contendo medalhinhas com a imagem do santo, bem como artigos religiosos, pães de mel e feira de adoção de animais. Ainda, no dia da Solenidade, os paroquianos e devotos puderam participar de uma das 7 missas celebradas e receber a bênção dada pelos frades às pessoas e animais durante todo o dia. São Francisco, há 35 anos, foi proclamado, pelo Papa João Paulo II, patrono da ecologia e, como não poderia ser diferente, todos os bichinhos de estimação foram muito bem-vindos na Festa!

O dia 04 de outubro começou um pouco nublado, mas, em poucas horas, o sol deu o ar da graça e, nesse belo e alegre dia, às 12h e 15h aconteceu a chamada “Missa Ecológica” quando, na companhia dos animais de estimação, seus donos participaram das celebrações eucarísticas.

A missa de 15h foi presidida pelo pároco, Frei Djalmo Fuck, OFM, que apresentou o tema da Festa de São Francisco: “O cuidado com todas as criaturas”, recordando que, ao 101_0761_celebrar São Francisco de Assis, se celebra toda a criação de Deus, tendo São Francisco composto o belo “Cântico das Criaturas”, em que apresenta todas as coisas criadas como irmãs: o sol, a Terra, a água, o fogo, o vento, os animais, a criatura humana. Apontou ainda que os seres humanos devem aprender a cuidar uns dos outros, da natureza, das cidades, do mundo e dos irmãos mais necessitados, lembrando que o início da vocação de Francisco de Assis se deu também no cuidado com os leprosos, lavando suas feridas.

Com a igreja lotada, entre palmas, exclamações de “vivas” para São Francisco e latidos, encerrou-se a celebração, seguida da distribuição de bolo especialmente feito para cães, tendo a Festa se prolongado até às 20h.

Acesse aqui as fotos da Festa de São Francisco