Jovens e crismandos realizam retiro no Seminário de Agudos

101_0936
Entre os dias 20 e 23 de novembro, 23 jovens e crismandos de nossa paróquia se reuniram no Seminário Santo Antônio, em Agudos-SP, para realização de seu retiro anual. O grupo foi acompanhado por Frei Roberto Ishara, equipe de catequistas e, neste ano, contou com a 101_0962participação de Lucas Vieira como palestrante.

O grupo partiu de São Paulo na quinta-feira, às 8h, rumo a Agudos. Após o almoço no Seminário foram iniciadas as atividades, momento em que os jovens foram divididos em quatro equipes e, a cada uma, foi entregue uma bexiga com água, que representaria a “fé”, e os membros da equipe deveriam se comprometer a se revezar para carregá-la até o final do encontro e cuidar para que não estourasse. Após a divisão dos grupos teve início a primeira palestra, cujo tema foi “Amizade”; ao final, todos puderam assistir o filme “A Era do Gelo” e, depois, cada equipe preparou uma pequena encenação sobre o tema.

Após o jantar, Frei Roberto presidiu a missa de abertura do encontro, realizada na capela do Seminário, momento em que entregou a todos dois pequenos pedaços de madeira e explicou que, ao segurar um deles, cada um deveria lembrar das alegrias e bons momentos de sua vida e, ao segurar o outro, deveriam recordar tristezas, dificuldades e suas dores. Depois Frei Roberto pediu para que cada jovem depositasse o par de madeirinhas em pequenas embalagens com o nome de cada um. Terminada a Celebração Eucarística seguiu-se um agradável momento de “luau” no saguão da primeira ala, com violão e cantos.

101_0975Na sexta-feira, a oração da manhã, realizada na parte externa do Seminário, foi conduzida por Frei Roberto e pela catequista Vanda. A seguir, a segunda palestra do encontro teve como tema “A Família”, assunto que emocionou muito a todos, seguida do filme “Um Ato de Coragem”. As atividades de sexta-feira foram finalizadas à noite, com a Adoração ao Santíssimo, realizada na capela do Seminário.

O sábado, penúltimo dia do retiro, teve início com a oração da manhã, seguida da palestra sobre “Violência e Marginalização”, após a qual, cada equipe dos jovens, pode preparar e apresentar breves encenações sobre o tema. A tarde de sábado foi livre para lazer: alguns jogaram futebol, outros caminharam pelos bosques e visitaram a gruta, outros fizeram uma caminhada até a fazenda do Seminário, alguns permaneceram no interior do Seminário conversando, enfim, foi o momento de descansar e aproveitar todos os agradáveis espaços existentes no seminário franciscano.

Após o jantar seguiu-se uma agradável confraternização, uma festa a fantasia, realizada no saguão da terceira ala, que contou com músicas, dança e muita comida.

101_0999No domingo, último dia do encontro, celebrou-se Cristo Rei do Universo e, às 9h, Frei Roberto presidiu a Celebração Eucarística de encerramento, realizada no Salão São Francisco, momento em que cada jovem foi convidado a falar um pouco do que viveu e sentiu nos quatro dias de encontro. Ao final, Frei Roberto devolveu a cada um os dois pedacinhos de madeira recolhidos por ele na missa de sexta-feira, mas, para surpresa de todos, não estavam da mesma forma como foram entregues, mas sim unidos por um barbante e na forma de uma cruz, para lembrar as “cruzes” que carregamos durante a vida e sensibilizar para a percepção da ação do Espírito Santo nos diversos momentos da vida de cada um. Após a missa, os jovens que se preparam para receber o Sacramento da Confirmação puderam se confessar.

Após o almoço era hora de organizar as malas e arrumar os quartos antes de retornar a São Paulo, para as nossas casas e comunidade paroquial, agora na certeza de estarmos revigorados para a continuidade de nossa caminhada e missão

Os comentários estão desativados.