Mensagem do pároco › 15/07/2018

A Igreja somos nós

Querido Paroquiano,

Como é sabido, nesse ano de 2018 a Igreja celebra o ano do leigo e da juventude. Em relação à juventude, gostaríamos de lembrar que de 19 a 22 de julho acontece o Encontro Nacional Franciscano de Juventudes, em Vila Velha, ES. De nossa Paróquia, irão participar 3 jovens. Oxalá mais jovens se engajem em nossas pastorais e outros grupos da Paróquia. Que não falte nosso convite para os jovens. Tudo pode começar por um convite, um chamado!

O ano do laicato vem para lembrar a todos que a igreja somos nós. O Concílio Vaticano II afirmou: “Os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: por eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade. Por isso, eles, sobretudo, devem ter uma consciência cada vez mais clara, não somente de que pertencem à Igreja, mas de que são Igreja…” (Lumen Gentium 32).

Pelo batismo, somos todos inseridos no povo de Deus, raça escolhida “nação santa”. Não progredimos no nosso sentimento de pertença quando olhamos a igreja como uma instituição à parte, fornecedora de alguns serviços ou sacramentos, dos quais tomamos parte em algumas situações da vida. Por outro lado, evoluímos quando nos sentimos igreja, membros da comunidade.

“Não é evangélico pensar que os clérigos – ministros ordenados – sejam mais importantes e mais dignos, sejam ‘mais’ igreja do que os leigos. Esta mentalidade errônea em seu princípio, esquece que a dignidade não advém dos serviços e ministérios que cada um exerce, mas da própria iniciativa divina, sempre gratuita, da incorporação a Cristo pelo Batismo” (Doc. 105, CNBB, p. 65).

Nossa Arquidiocese de S. Paulo celebra o Sínodo Arquidiocesano. Nesse ano, estamos refletindo sobre a caminhada paroquial. Um ano para olhar a paróquia. Sem soluções rápidas ou sugestões milagrosas, é o ano de olhar a realidade, ver o que funciona e o que pode ser melhorado. É tempo de caminhar juntos; espírito construtivo, fraterno e amigo.

Frei Valdecir Schwambach, OFM.