Palavra do Paroco › 31/08/2015

“Louvado sejas meu Senhor com todas as tuas criaturas!”

djalmo1-269x300Neste mês de outubro, celebramos nosso padroeiro São Francisco de Assis. É um momento especial na vida de nossa comunidade paroquial, quando todos nos unimos em torno daquele homem de Assis que nos serve de inspiração para vivermos nossa vocação cristã e a vida de comunidade: vida de fraternidade e serviço, partilha e solidariedade.

Este ano é especial, pois coincidentemente neste mês de junho, o Papa Francisco lançou a Encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas) sobre o Cuidado da Casa Comum. Isto nos lembra São Francisco de Assis, proclamado padroeiro da ecologia pelo Papa João Paulo II em 1979. Tinha ele um cuidado toda especial e reverente com a criação, ao ponto de escrever um cântico em louvor às criaturas, vendo nelas as marcas e sinais do seu Criador.

Dizia São Francisco: “Louvado sejas meu Senhor com todas as tuas criaturas!”. Neste gracioso cântico, segundo o Papa Francisco, o Santo de Assis “recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços. Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou”. Este será o tema de reflexão para a festa de nosso padroeiro, neste ano: O CUIDADO DA CASA COMUM! Nossa igreja matriz, ornada com seus belos vitrais, reflete justamente este cântico de louvor, proclamado por nosso padroeiro.

Desejo a todos, em nome dos freis que aqui trabalham, boas festas de São Francisco!