Boletim via e-mail

Levamos a sério as normas da antispam.br e garantimos que o seu e-mail será utilizado exclusivamente para as mensagens deste site.

Notícias › 02/11/2017

Paróquia São Francisco recebe encontro do 1º Distrito da Região Sudeste II da OFS

2X3A0574 (1)As Fraternidades Franciscanas da Ordem Franciscana Secular, pertencentes ao 1º Distrito da Região Sudeste III, que compreende as cidades de São Paulo (Capital), Guarulhos, Santo André, Mauá, Santos e São Vicente encontraram-se no dia 29 e outubro, na Paróquia São Francisco de Assis, da Vila Clementino, para um encontro fraterno com muita alegria, partilha e conversas entre os irmãos.

O encontro iniciou-se com uma celebração Eucarística, presidida por Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa, ofm, que é o Assistente Espiritual da Fraternidade local e autor de algumas músicas cantadas na celebração, que saudou todos os irmãos da OFS das várias fraternidades, presentes para agradecer a Deus pelo carisma franciscano, que nos leva a buscar a Cristo através do exemplo de São Francisco.

2X3A0598No início da celebração, o Ministro Regional Antonio Julio Martins, recordou o 30º dia do falecimento da irmã Ana Maria Rodrigues Lima, que em sua juventude foi Jufrista e ajudou na criação de várias Fraternidades da Juventude Franciscana, foi Formadora Regional, Conselheira de Distrito, Ministra da Fraternidade do Valongo e uma grande devota de Nossa Senhora.

A seguir, a Fraternidade São Francisco de Assis, ofereceu um café de confraternização para todos, reunindo cerca de 200 irmãos das 19 Fraternidades do Distrito.

Após o café, Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa Nunes nos falou sobre Franciscanismo e Nossa Senhora.

O Secretário Fraterno, do Regional da Juventude Franciscana (JUFRA) de São Paulo, falou sobre a importância do apoio das Fraternidades da OFS para a criação de novas fraternidades de Jufra. No momento atual, onde as vocações são escassas, o trabalho com a juventude, é uma forma de renovação do movimento Franciscano. A experiência tem mostrado, que quando existe uma interação entre as fraternidades de Jufra e OFS, ambas crescem!

2X3A0811Em seguida, o Ministro Regional Antonio Julio, falou de sua preocupação com a falta de motivação dos irmãos para se encontrarem como família, pelo simples motivo de rever o irmão. Vários comentaram que o encontro estava sendo um sucesso com tantos irmãos presentes, mas o 1º Distrito, no Refran (Relatório Franciscano Anual) de 2016, apresentava 559 irmãos entre Professos e Formandos. Subtraindo os irmãos que estão no Serviço aos Enfermos e Idosos (SEI), seriam quase 500 irmãos! Esses irmãos que não vieram, estão participando regularmente da vida fraterna?

Mas o dado mais preocupante é que o número de novas vocações não tem crescido e estamos envelhecendo. Nossa Ordem irá completar 800 em 2021 e cabe a nós, mantermos vivo o carisma franciscano. Nossas Fraternidades tem se mostrado atraentes, mostrando a beleza da vida em fraternidade? Não estamos nos distanciando da Primeira Ordem e deixando de transparecer que somos a Terceira Ordem de São Francisco?

2X3A0832Temos nosso trabalho no mundo, nossas preocupações que são inerentes ao ser franciscano, que é a ecologia, o cuidado com os mais carentes, com os doentes etc., mas não podemos perder nossa identidade Franciscana da Terceira Ordem de São Francisco.

O Ministro lembrou também da necessidade de acelerarmos o Cadastro Nacional Franciscano, não só para termos um registro seguro de toda a caminhada dos  irmãos, mas também para que cada ministro local, conheça bem os irmãos de sua fraternidade.

Após o almoço, onde todos compartilharam a refeição, tivemos um animado bingo, conduzido pela Jufra, com prendas oferecidas pelos irmãos e que divertiu a todos.

Foi um dia de celebrarmos o reencontro de vários irmãos, troca de experiências e motivações para mantermos sempre acesa a chama da nossa vocação franciscana secular.

O dia foi muito bom. Todos gostaram. A Fraternidade São Francisco de Assis, da Vila Clementino, agradece a ajuda dos irmãos de outras fraternidades, especialmente a Maria Helena, da Fratenidade Santo Antonio do Pari, o casal Cláudia e Adilson, da Fraternidade Santa Clara, ao Mateus, Secretário Fraterno do Regional, as meninas da Jufra da Fraternidade das Chagas e aos irmãos da fraternidade que chegaram cedo para  ajudar o Conselho local: Roberto e Lúcia,:Enir, Maria Lúcia, Maria do Carmo, Fabio e Grazia.

Agradecimento especial ao Pároco Frei Valdecir Schwambach , que gentilmente nos acolheu e ao Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa que nos animou, incentivou e nos motivou. Valeu todo o nosso esforço e cansaço! Foi uma verdadeira festa de reencontro de irmãos. Paz e Bem!

Tags:


Os comentários estão desativados.