Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Destaque, Notícias › 19/09/2019

21 de Setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência!!!

Você sabia que existem três cores diferentes de bengalas que sinalizam o tipo de deficiência visual?

BENGALAS

 

SELO

A Paróquia São Francisco se orgulha de ter um Selo de Acessibilidade.
Nossa Paróquia é uma das poucas igrejas da região da Vila Mariana a possuir o selo de acessibilidade concedido pela Prefeitura de São Paulo desde 2016! Possuímos rampas, banheiro adaptado e toda a infraestrutura necessária para recebermos pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Divulgue essa informação e venha nos visitar!

 

LIBRAS

Os surdos não são pessoas com deficiência por causa da falta de audição. Simplesmente usam outra língua para se comunicar… Você se consideraria deficiente apenas porque não fala/entende árabe ou francês?
Nossa Paróquia possui missa com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas missas dominicais, às 11h30, e uma participação bastante ativa da Pastoral do Surdo. Além disso, a Paróquia possui, aos finais de semana, Catequese em LIBRAS para este público tão querido.

 

ACESSIBILIDADE

 

Em 2015 a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um novo símbolo para acessibilidade. Uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades e em todos os lugares. Batizada de ‘A Acessibilidade’, a logomarca foi criada pelo Departamento de Informações Públicas da ONU, em Nova Iorque, para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.

A Arquidiocese de São Paulo tem uma Pastoral das Pessoas com Deficiência desde 2006. Esta iniciativa se deu com a realização da Campanha da Fraternidade daquele ano (Fraternidade e Pessoas com Deficiência) e tem por objetivo principal a mudança de consciência sobre a realidade social e a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência, bem como a história de suas lutas e conquistas.
O setor Vila Mariana é um dos mais ativos, sobretudo pela presença de missas com o recurso de audiodescrição em duas paróquias da região (Paróquias N.S. da Saúde e Santa Rita). O símbolo da Pastoral foi uma adaptação do símbolo criado pela ONU com a adição de uma mão que acolhe simbolizando Deus e toda a comunidade.

PASTORAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Símbolo da Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo

 

Já pensou em como é assistir uma missa sem enxergar? Você conhece o recurso de audiodescrição?
A audiodescrição é uma forma de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, transformando imagens em palavras. Uma pessoa vidente descreve tudo o que se passa no ambiente para que a pessoa com deficiência visual possa também “enxergar” e participar através da descrição minuciosa realizada em eventos, missas, teatros etc. Nossa Paróquia possui pessoas capacitadas para este serviço. Caso precise, solicite com antecedência na secretaria.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X