Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Notícias › 01/08/2013

Jovens de nossa paróquia marcam presença na JMJ

100_6629_PG

Após participarmos da Semana Missionária em São Paulo, entre os dias 16 e 20 julho, juntamente com um grupo de 20 peregrinos vindos da França, Itália, Moçambique e Colômbia, bem como jovens das paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes e Santa Rita de Cássia, no dia 23 de julho partimos, com grandes expectativas, para o Rio de Janeiro com um grupo de sete jovens de nossa paróquia.

Ao desembarcarmos no Rio de Janeiro, a nossa primeira surpresa foi ver o incontável número de peregrinos que tomavam as ruas da capital fluminense. Não apenas no centro da cidade, mas em todos os lugares, era possível encontrar jovens peregrinos, facilmente identificados pelas camisetas que utilizavam, bandeiras e idioma que falavam. Após uma breve visita no Espaço Franciscano, localizado no Largo da Carioca, bem no centro no Rio de Janeiro, nos dirigimos até a Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Campo Grande), que nos proporcionou a hospedagem no decorrer da semana da Jornada Mundial da Juventude.

100_6621_g_i

Nos dois dias seguintes não faltaram atividades: participamos das catequeses, visitamos o Espaço Franciscano e fomos ao encontro com os Ministros Gerais da Família Franciscana. A quinta-feira foi o primeiro dia de uma caminhada emocionante da praia de Botafogo até Copacabana, juntamente com milhares de jovens que caminhavam cantando, carregando suas bandeiras, conversando, rindo e trocando experiências. Às vezes um ou outro grupo parava para apresentar alguma dança típica de seu país. Também não faltavam manifestações de carinho ao Papa Francisco quando falavam em coro que “esta é a juventude do Papa”. Pudemos ver durante toda a caminhada uma juventude que fez-se ouvir! Era maravilhoso ver a multidão de jovens  se deslocar à noite sem violência ou tumultos, efetivamente uma manifestação de paz e de fé!

Na praia de Copacabana, na celebração de acolhida, o Papa Francisco nos lembrou que a Jornada Mundial da Juventude é um dom que nos é oferecido para ficarmos mais perto de Jesus, para sermos seus discípulos missionários e para deixar que Ele renove nossa vida. O papa ressaltou ainda que Jesus é quem deve estar no centro de nossa vida e que Ele sempre nos acolhe e nós também devemos acolhê-Lo, escutar sua Palavra, pois ela nos transforma, nos traz esperança e alegria. Pediu também a intercessão de Nossa Senhora para que nossos corações estejam sempre disponíveis para amar seu filho Jesus.

101_i_gNa sexta-feira à noite assistimos à via-sacra, com quatorze estações. Em cada estação, além de reproduzir o caminho de Jesus até o Calvário e o sepulcro, foram também apresentados temas relacionados à realidade de nos cerca e à juventude: pobreza, violência, doença, luta pela vida, o jovem convertido, jovem missionário, vocação à vida religiosa, ao sacerdócio e à família. Neste dia o Papa Francisco fez referência à peregrinação da cruz e ícone de Nossa Senhora, que percorreram todas as dioceses do país durante dois anos, e nos lembrou que “ninguém pode tocar a cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da cruz de Jesus para sua própria vida”. O papa também questionou cada jovem “O que vocês terão deixado na cruz nestes dois anos em que ela atravessou seu imenso país? E o que terá deixado a cruz de Jesus em cada um de vocês? E, finalmente, o que esta cruz ensina para nossa vida?”.

O sábado foi o ponto alto da Jornada Mundial da Juventude, o dia da vigília, quando mais uma vez milhões de pessoas estavam reunidas em Copacabana. Neste dia o Papa Francisco recordou a história de São Francisco de Assis e o chamado de Deus para que ele reconstruísse a Igreja, lembrando que hoje Deus também chama cada um de nós para seguir Jesus Cristo e sermos missionários. Também foi preparado um belo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento para a vigília e, após a saída do Papa Francisco, milhares de jovens começaram a se organizar para passar a noite ali mesmo, fosse na praia, no “calçadão” ou nas ruas próximas, aguardando a missa de envio que ocorreria no dia seguinte.  Apesar do frio da noite em Copacabana, os peregrinos permaneceram dormindo no local até 6h de domingo, quando já foi possível ver os primeiros sinais do sol no horizonte e, aos poucos, a multidão acordava, enquanto outras milhares de pessoas chegavam bem cedo para conseguir um lugar para ver o Papa Francisco passar.

2013-07-23 17.25.27Na belíssima missa de envio, o Papa Francisco nos deixou a mensagem final da JMJ, que deve sempre permanecer em nossos corações:  “Ide, sem medo, para servir”! Recordou as experiências de encontro com Jesus Cristo e de vivência da fé que cada um de nós teve nos últimos dias e ressaltou que agora nós devemos transmitir essa experiência aos demais: “a fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história”.

Assim, encerramos a Jornada Mundial da Juventude com um novo vigor. Trouxemos na bagagem experiências que ficarão para sempre guardadas em nossos corações e nossa memória. Mas, mais do que boas recordações, retornamos com a missão de transmitir a todas as pessoas, especialmente a outros jovens, o que sentimos, o que vivenciamos, a experiência que tivemos: o encontro, a partilha, as dificuldades, os desafios da nossa missão como Igreja e, assim como o Papa Francisco nos pediu, possamos “levar o Evangelho e levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo”, pois Jesus Cristo e Igreja contam conosco!

Tags:
X