Os Ministros da Sagrada Comunhão têm como principal função auxiliar o Presbítero (Padre) durante a Celebração Eucarística, tanto na preparação quanto na distribuição da Comunhão aos fiéis. Esse auxílio se estende até a Capela Santíssima Trindade, a qual também recebe os nossos Ministros.
Outra função – e não menos importante – é a de visitar os paroquianos enfermos em suas residências, levando-lhes a sacra Comunhão. Como “instrumentos de Cristo”, vão de encontro aos irmãos doentes em uma ação evangelizadora, estando, assim, a serviço de Deus e da comunidade.
O grupo de Ministros de nossa Paróquia se reúne em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, contando inclusive com a presença do Pároco. A sala de reuniões, que fica dentro da casa paroquial, abriga esses encontros, com exceção do segundo sábado do mês, quando é realizada uma reunião que recebe todos os ministros da chamada Área Assis Brasil; essas reuniões maiores, por demandarem um estabelecimento de maior porte, são realizadas no Salão da nossa própria Paróquia. Em outras vezes ainda, no Salão Paroquial.
O paroquiano que desejar tornar-se um Ministro deve, primeiramente, dirigir-se ao Pároco. Ele – o paroquiano – será convidado a frequentar cursos de orientações em nível de Arquidiocese. O curso é dividido em básico e específico e é ministrado no Centro de Pastoral.
Se você gostou e quer fazer parte do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, entre em contato com a secretaria paroquial, ou procure os coordenadores dos ministros.