No último sábado, dia 11 de maio, 34 crianças da catequese de nossa paróquia se reuniram para a celebração de dia das mães, tendo como celebrante Frei Roberto Ishara.
Preparada uma pequena mesa da Palavra e altar de Nossa Senhora próximo às crianças e pais, após um momento penitencial, foi feita a leitura do trecho do Evangelho que relata o encontro de Maria com sua prima Isabel (Lc 1,39-45). Frei Roberto explicou às crianças que João Batista representa, na nossa vida, a espera de Jesus, e que Jesus também teve uma mãe e por ela veio ao mundo. Explicou, se dirigindo também às mães, que Isabel disse ter a criança pulado de alegria em seu ventre quando Maria foi ao seu encontro, nesse momento mostrando claramente a essência de ser mãe: a mãe é aquela que está conosco desde sempre e, por isso, ela tem essa intuição materna. Isabel sabia que seu filho estava alegre, assim também, cada mãe sempre sabe o que o filho precisa ou está sentindo, mesmo que ele não diga.
Frei Roberto lembrou ainda que as crianças estão se preparando para receber a Eucaristia, que é o próprio Cristo e, a partir do momento em que o receberem, passarão a ser pequenos sacrários vivos. Cada mãe tem essa responsabilidade e privilégio de zelar por esses pequenos sacrários.
A seguir, Frei Roberto abençoou os pães e partiu, entregando a cada criança e a cada um dos pais um pequeno pedaço, em sinal de partilha e comunhão.
A celebração se encerrou com uma pequena procissão em homenagem a Maria, pedindo suas bênçãos maternas neste mês especialmente dedicado a ela. A procissão teve início no interior da igreja, indo à frente Frei Roberto tocando violão e conduzindo o canto “Maria de Nazaré”, acompanhado pela imagem de Nossa Senhora, carregada por uma das crianças, seguido pelos demais catequizandos e pais, se dirigindo à frente da igreja pelo pátio externo e retornando ao interior da igreja, onde as crianças cantaram uma música, bela e singela homenagem às suas mães. A seguir, em um momento de muita emoção e alegria, cada mãe recebeu das mãos de seu filho uma flor com uma mensagem escrita pela própria criança.