Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Palavra do Paroco › 29/08/2014

Francisco ensina a cuidar

palavra-do-paroco-out-350Caros paroquianos, amigos e amigas de São Francisco de Assis, Saudações de Paz e Bem! Chegamos a mais uma Festa de São Francisco de Assis e você é nosso convidado especial para participar deste momento extremamente importante na vida de nossa comunidade paroquial! Festa é sempre momento de confraternização, de encontro, de ação de graças por tantas coisas boas que Deus realiza na vida de cada um de nós. Momento propício de louvarmos ao Senhor pela vida e testemunho evangélico de nosso padroeiro, inspiração para nossas vidas. É momento de encontro com os amigos, de exercitarmos a solidariedade, de nos ajudarmos mutuamente! Neste ano queremos abordar o tema do CUIDADO como reflexão para nossa festa, de modo especial durante o tríduo!

O mundo precisa ser cuidado, as pessoas desejam ser amadas e respeitadas, a natureza requer nossa reverência e contemplação! São Francisco de Assis, nascido há oito séculos, continua a nos inspirar no cuidado com nós mesmos, com nossos irmãos e com a natureza! O “Cântico das Criaturas”, composto por ele em 1225, é expressão poética deste cuidado. O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo.Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cordialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com irmã e mãe terra como foi paradigmaticamente vivido por São Francisco de Assis! Para o Papa Francisco: “Somos muito guiados pela avareza, pela soberba do dominar, do possuir, do manipular, do desfrutar; não cuidamos da natureza, não a respeitamos, não a consideramos como um dom gratuito do qual cuidar e para colocar a serviço dos irmãos, compreendidas as gerações futuras”.

Que Francisco de Assis continue nos inspirando sempre, norteando nossos pensamentos, posturas e ações, no cuidado com todas as coisas. Desejo a todos, em nome dos frades franciscanos aqui da Vila Clementino, uma feliz e abençoada Festa de São Francisco de Assis! Com afeto e estima! Frei Djalmo Fuck – Pároco

X