Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Palavra do Paroco › 26/11/2014

I Domingo do Advento: Fiquemos alertas, Deus está chegando!

djalmo1-269x300

O Advento, início do ano litúrgico, nos convoca a cultivar uma das virtudes cristãs: a esperança. Esperança, aquela que alimenta a dinâmica da vida cristã. Jesus pediu que vigiássemos e esperássemos em sua promessa. Se toda a vida cristã é a espera vigilante de sua manifestação e, na oração do Pai-Nosso rezamos “Venha o teu Reino”, a Igreja, por sua vez, nos oferece um tempo especial e abençoado para cumprir esta palavra de Cristo, ou seja, alimentar a esperança de sua nova vinda e preparar o seu novo Natal. Mas o cristão não vive só na espera de Cristo, e sim em comunhão com Cristo, isto é, na posse daquilo que espera. Advento, antigamente, era a visita solene de um personagem ou imperador. E para os cristãos, é tempo de espera da vinda gloriosa de Cristo, definitiva manifestação de Deus ao mundo no fim dos tempos.

O tema central do Primeiro Domingo do Advento é a vigilância, mais centrada na vinda definitiva do Senhor no final dos tempos. Vem vindo aquele que sempre vem, e a atitude fundamental é vigiar, é renovar nossos corações na mesma esperança que animou, durante tantos séculos, a caminhada do povo de Deus. Neste Primeiro Domingo do Advento inicia-se o Ano da Paz para o Brasil e encerra-se no Natal de 2015.  (Roteiros Homiléticos do Tempo do Advento – CNBB)

Leituras da missa:
Is 63,16b-17,19b;64,2b-7;
Salmo 79 (80), 2ac.3b.15-16.18-19;
1Cor 1,3-9;
Mc 13, 33-37

X