Palavra do Paroco › 05/12/2014

II Domingo do Advento

djalmo1-269x300A dinâmica que perpassa as leituras deste domingo é a do caminho: de libertação e volta à pátria para os exilados; da conversão para o encontro com o Messias (Evangelho), de esperança no “Dia de Deus” para que seja apressado o dia que haverá “novos céus e nova terra, onde habitará a justiça” (segunda leitura). O Advento não deixa de ser um caminho que fazemos em busca do Senhor, ouvindo a sua voz. Por isso, cantamos no início da celebração: “Uma voz clama no deserto com vigor, preparai hoje os caminhos do Senhor. Tirai do mundo a violência e ambição, que não nos deixam ver no outro o nosso irmão”. Com a mensagem de João Batista, precursor do Messias, Deus vem para refazer conosco a sua aliança e nos convida a preparar no deserto os seus caminhos pelo conversão pessoal e comunitária. O Advento passa a ser um caminho para chegarmos a Deus e mergulharmos na salvação que Jesus nos conquistou.  (Roteiros Homiléticos do Tempo do Advento – CNBB)

Leituras da missa:
Is 40,1-5.9-11;