Palavra do Paroco › 08/02/2019

Novos ciclos, novas experiências

Terminadas as festas de final de ano, abre-se para nós uma nova etapa de vida. E assim a vida segue, feita de ciclos, de experiências que são vividas de acordo com a intensidade com que cada indivíduo se propõe a experimentá-las, com maior ou menor intensidade: você decide!

A dimensão da fé e a caminhada eclesial, isto é, a caminhada em comunidade não é diferente. Requer envolvimento. Logo no início do ano, por ocasião do Batismo do Senhor, o evangelho de Lucas dizia que o “céu se abriu” e do céu se fez ouvir uma voz dizendo: “Tu és o meu Filho amado”. É impossível ser cristão sem fazer a experiência pessoal do sentir-se filho ou filha aceito e amado por Deus. No futuro, para ser crente, cada um terá de fazer sua própria experiência e descobrir que traz em seu coração “um mistério maior do que ele mesmo” (H. U. Von Balthasar).

A vivência em comunidade vem nos mostrar que não nos bastamos a nós mesmos. Precisamos uns dos outros e há sempre um mistério que nos transcende, e esta dimensão é sagrada em nós. O outro é sempre a possibilidade da manifestação de Deus ao mundo. Para isso, o ser humano deve ser cuidado. Há um bem comum que precisa ser preservado.

No período da quaresma, de uma forma especial, a Igreja no Brasil irá refletir sobre “Fraternidade e políticas públicas” e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27). A campanha terá como objetivo, “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade” (Revista Vida Pastoral, março/abril 2019. Paulus, p. 14).

Neste ano seguem também os trabalhos do Sínodo Arquidiocesano. Da etapa paroquial celebrada em 2018, seguimos para a proposta de trabalhos em nível de regiões episcopais, no nosso caso, Região Episcopal Ipiranga. Algumas pessoas de nossa paróquia estarão mais a frente nos representando e nos colocando a par dos trabalhos que podem ser-nos pedidos.

Em breve teremos abertas as inscrições para a catequese de Primeira Comunhão e Crisma. Aproveito para perguntar: você incentiva seu filho(a) ou seu neto(a) a participar da catequese? Você o motivaria, não somente o deixando participar, mas participando com ele na comunidade, imbuído de que você é o primeiro a colaborar no seu processo de cultivo e crescimento na fé?

A Paróquia dispõe também de catequese para adultos, com início no mês de agosto. Oportunidade para aqueles que desejam celebrar os sacramentos na vida adulta.  Aproveito para incentivar todas as Pastorais da Paróquia para que, como sempre, colocando-se a serviço de todos, busquem renovar-se por uma constante formação e abertura para o novo. A formação pode ser para todos nós um caminho de aprofundamento e qualificação em nossos trabalhos.

Nesta primeira edição de nosso boletim, aproveito para desejar a todos os paroquianos um ano de 2019 de esperança! Que a esperança e o esforço pela busca sincera de paz não desfaleça jamais dentro de nós. O Senhor te dê a Paz!

Frei Valdecir Schwambach, ofm
Pároco