Palavra do Paroco › 10/08/2019

Que não nos falte a esperança!

Alguém já escreveu que “ver quem se espera não é esperar”, e, segundo a carta aos Hebreus “a fé é a esperança daquilo que não se vê (11,1). Portanto, o tempo que vivemos é este tempo de esperar, mas espera que não pode se confundir com alienação, apatia, acomodação de quem olha simplesmente os fatos e a vida acontecer como se nada lhe dissesse respeito. Esperança é atitude ativa e cada um precisa fazer sua parte, com o propósito do bem comum.

Mesmo que a realidade à nossa volta, na maior parte das vezes, não deixe que visualizemos a justiça e a verdade se fazerem presentes no cotidiano da vida das pessoas, é preciso acreditar que elas chegarão. Mesmo que nosso ambiente, nossas ruas falem de insegurança, precisamos apostar em caminhos e decisões honestas, salutares e consistentes para uma verdadeira construção da paz social.

Como nos disse o Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a esperança”. Aquilo que ainda não temos em plenitude, constitui um nicho na vida para que a tenhamos mais plenamente; portanto, trata-se de uma possibilidade de crescimento. Só não podemos deixar que nos roubem a capacidade de construir a vida mais plena para todos. Não existem soluções mágicas, mas trabalho árduo e em prol da vida de todos.

Frei Valdecir Schwambach, ofm