
Quando me propus a escrever esse breve texto, veio-me à mente uma música muito cantada tempos atrás, da Irmã Míria T. Kolling que logo nos primeiros versos, dizia: “Somos teus amigos, ó Senhor. Tua amizade, é nossa alegria”. A amizade é um dos sentimentos humanos poderosos para proporcionar confiança, alegria e experiência de sentir-se sempre em casa.
O distanciamento social, que por alguns meses foi sinônimo de distanciamento solidário, não significou rompimento dos laços de amizade e bem-querer, mas ao contrário, despertou em cada pessoa uma clareza maior de quanto são importantes os encontros, os abraços, a possibilidade do olho no olho. Quando nos deparamos com a possibilidade de nos ser tirado aquilo que passava quase despercebido, banal, como a oportunidade de encontrar as pessoas, demo-nos conta de que precisamos e muito, uns dos outros.
A comunidade de fé é esse lugar do encontro e do fortalecimento dos laços de amizade. É nossa casa, onde reforçamos os vínculos de amizade e consequentemente, podemos viver a alegria e a esperança, que brotam da amizade e da fé.

Estamos no mês de setembro, mês da Bíblia. Você tem dedicado algum tempo para leitura e meditação da Palavra de Deus? O mês de setembro é referência para o estudo e a contemplação da Palavra de Deus desde o ano de 1971. Foi a partir do Concílio Vaticano II, convocado em 1961, que a Bíblia ocupa espaço privilegiado na família, nos círculos bíblicos, na catequese e na liturgia como um todo.
Em setembro estamos retomando, com número reduzido de pessoas, os cursos para noivos e batizados aqui na Paróquia. As informações são obtidas na secretaria paroquial.
Em breve, celebraremos nosso padroeiro, São Francisco de Assis. O Santo de Assis tem muito a nos dizer, especialmente neste ano em que a vida humana se mostrou tão frágil, vulnerável e por vezes, banalizada. São Francisco louva toda a criação porque toda vida é digna e importante aos olhos do Criador e doador de toda vida.
Como nos outros anos, faremos missas no dia 4/10, bênçãos das criaturas e a venda do delicioso bolo de São Francisco. Tudo, sem dúvida, com critérios de distanciamento e cuidados demandados pela situação atual.
Estamos confiantes que para o próximo ano, poderemos voltar a oferecer a catequese para crianças e adultos, bem como curso bíblico e retomarmos as demais atividades da Paróquia. Vamos rezar para que a vacina seja eficaz e todos possamos ter saúde!
Neste mês de setembro, juntemos nossas preces por todos os profissionais da área da saúde. Nosso muito obrigado a todos eles que se mantiveram firmes nesse período tão atribulado que enfrentamos. Deus os abençoe e os encorajem sempre!
A todos, desejo esperança e alegria. Forte abraço!
Fr. Valdecir Schwambach
São Paulo, setembro de 2020