Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Necessidades espirituais para uma boa saúde

Muitos religiosos e, atualmente, alguns cientistas tem dedicado muito trabalho para tentar identificar as necessidades espirituais mais prementes para quem deseja uma boa saúde. As listas são extensas e com certeza complementares em muitos aspectos. Ao lê-las não surpreende encontrar figurinhas conhecidas e repetidas. Destacam-se três: perdão, amor e propósito.

O perdão, primeira delas, é o antídoto ao ressentimento. O ressentimento é um importante impedimento ao desenvolvimento pessoal como um todo, incluindo da própria espiritualidade. Revivendo e ruminando velhos sentimentos, o indivíduo dificilmente encontra espaço para novas experiências afetivas e espirituais, pois permanece preso a velhos esquemas de ódio e de orgulho. Perdoar é uma atitude positiva e que abre caminho para que o amor possa agir e construir novas relações.

Amor é, por ele mesmo, necessário. Para alguns é a própria definição de Deus, pois está no campo semântico de tudo o que se considera nobre e valioso. O amor entre os esposos, entre pais e filhos, entre amigos, entre o Deus e o homem, enfim o amor é esse vínculo que tudo une, tudo exulta e tudo celebra. Não é à toa que no adoecer torna-se quase que uma necessidade vital e isso desde a infância. Qual não é a criança que quando com febre não busca o carinho e aconchego dos pais. Já para os que viram mais primaveras, a busca de amor é mais tortuosa e complexa, mas igualmente importante.

A terceira necessidade espiritual é o propósito. É por meio da espiritualidade que se encontra o sentido último da existência, os valores e as crenças que embasam o próprio ser. Quantos hoje não vivem sem nenhum sentido para a própria caminhada, mergulhados em superficialidades e vaidades, que nada acrescentam nem para si e nem para os demais.

Perdão, amor e propósito, uma receita simples para a vida espiritual em um tempo de muito ter e pouco ser.

Felipe Moraes Toledo Pereira
Médico Oncologista
Colaborador da Evangelização com Adultos da Paróquia São Francisco de Assis.
Teologia pelo CTAP e Professor da Escola Catequética da Arquidiocese de São Paulo

X