
Setembro chegou e com ele chegará a primavera. Época em que a natureza demonstra de forma mais clara sua vitalidade. Época das flores, das cores, da alegria. Setembro é o mês que antecede a festa de nosso padroeiro, São Francisco de Assis, celebrada sempre no dia 04 de outubro.
Em setembro, a Igreja celebra diversas festas litúrgicas. Gostaríamos de pontuar algo sobre algumas dessas festas. No dia 08, Festa da Natividade de Nossa Senhora. A antífona da entrada desta missa diz: “Celebremos com alegria o nascimento da Virgem Maria: por ela nos veio o Sol da Justiça, o Cristo nosso Deus”. No campo da devoção, nesta data celebra-se Nossa Senhora da Vitória.
Avançando no mês, no dia 14, celebra-se a Festa da Exaltação da Santa Cruz. “Nesta festa da Exaltação da Santa Cruz, Jesus nos convida a aceitar todas as nossas cruzes diárias, com a certeza de que a Cruz é, na verdade, instrumento de Ressurreição! ” (Igreja em Oração, nº 93).
No dia 17, a Família Franciscana celebra a Festa da Impressão das Chagas em São Francisco de Assis. Um dos biógrafos de São Francisco escreveu que Francisco “levava a cruz enraizada em seu coração” (Tomás de Celano). A Festa das Chagas é a festa do amor entranhado de Francisco pela cruz de Cristo. A identificação entre Francisco com Cristo é um processo que perdura toda a sua existência, implicando em cada ação, cada pensamento e até os poros do corpo de Francisco estão plenos do amor pelo Cristo da Cruz.
O amor tem o poder de tornar as pessoas parecidas umas com as outras. O amor tem o poder de identificar e assemelhar mesmo os que são diferentes. O amor pela cruz de Jesus torna Francisco uma espécie de “outro Cristo”, recebendo nas suas mãos, nos seus pés e no seu lado, as marcas dos cravos que feriram o corpo de Jesus. Antes de ter o corpo assemelhado pelas marcas dos cravos ao corpo do Cristo, Francisco identificou toda a sua vida com a vida de Cristo: pelo amor aos irmãos, o cuidado para com a natureza, o respeito, a ternura, a disseminação de uma cultura de paz, o esforço para dialogar com o diferente.
O amor escreve suas marcas no corpo daquele que ama. O amor por Cristo deixou marcas no corpo de Francisco. Neste mês de setembro, quando já nos preparamos para as festividades de nosso querido padroeiro, tenhamos em Francisco nossa inspiração para um mundo com mais diálogo, respeito, compreensão e empatia.
Paz e Bem!
Fr. Valdecir Schwambach, OFM
Pároco
CÂNTICO PARA O DIA DAS CHAGAS
Rosas de Sangue Floresceram ( As Pegadas do Crucificado)
(Cesário Gabaráin)
Rosas de sangue floresceram
Revivem em teu corpo a Paixão
Francisco de amor estás ferido,
Nas mãos, nos pés, no coração
Acolhes aos pobres com carinho, repartes o pão com o mendigo
Eu quero também amar a todos, já podes, Senhor, contar comigo
Plantando a paz e o bem, caminhas; semeando também vou a teu lado
Em ti o Evangelho é carne viva, e Cristo outra vez crucificado.