Cardeal Odilo Scherer é o 4º membro eleito para o Sínodo dos Bispos

dom_odilo_coletiva_3O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, foi eleito em primeiro escrutínio para quarto membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família. Ele recebeu 166 votos do total de 244, superando os 123 votos requeridos para a maioria absoluta.

O Sínodo convocado pelo papa Francisco, ocorrerá de 4 a 25 de outubro, no Vaticano, e terá como tema “A Vocação e a Missão da Família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Entre os vários cargos e funções ocupados por dom Odilo estão o de secretário geral da CNBB no período 2003-2007; Delegado da V Conferência Geral do Episcopado da América-latina e do Caribe, em 2007; cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de San’ Andrea al Quirinale, no Consistório de 24 de novembro de 2007. Além disso, é membro da Congregação para o Clero; membro do Conselho do Sínodo dos Bispos; membro da Comissão de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé; membro do Pontifício Conselho para a Família; membro da Pontifícia Comissão para a América Latina; membro da Pontifícia Comissão Cardinalícia para a Supervisão do Instituo para as Obras de Religião; e membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Fonte: site da Arquidiocese de São Paulo