Domingo (07/09), a Igreja Católica canonizou Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, dois jovens que se tornaram exemplos de fé e santidade.
A cerimônia foi celebrada às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV.
Cerca de 80 mil fiéis e peregrinos se reuniram para acompanhar o momento histórico da canonização, reconhecendo nos santos exemplos de amor total a Cristo para todas as idades.
Durante a Santa Missa, a Igreja pediu oficialmente ao Papa que declarasse os beatos santos. Esse pedido foi feito com a Fórmula da Canonização, pronunciada diante de toda a assembleia.

O pedido, traduzido do latim, foi:
“Beatíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede que Vossa Santidade inscreva os Beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati no Catálogo dos Santos e como tais sejam venerados por todos os fiéis cristãos.”
Em seguida, o Papa proclamou a canonização com a fórmula oficial:
“Para honra da Santa e Indivisível Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, após madura deliberação e muitas vezes implorada a ajuda divina, com o conselho de muitos irmãos nossos, decidimos e definimos Santos os Beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, inscrevemo-los no Catálogo dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (tradução do latim)
A canonização foi realizada em uma Santa Missa solene presidida pelo Papa e seguiu etapas próprias. Confira algumas:
Invocação ao Espírito Santo, pedindo sabedoria e orientação para que a canonização fosse conduzida com fé e discernimento.
O Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, apresentou ao Papa o pedido para que os beatos fossem inscritos no Catálogo dos Santos.
A vida e as virtudes de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram apresentadas.
Os fiéis invocaram a intercessão dos santos já reconhecidos pela Igreja.
O Papa pronunciou a Fórmula da Canonização em latim, tornando os beatos oficialmente santos da Igreja.
As relíquias de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati foram levadas, em procissão, para serem veneradas próximas à imagem de Nossa Senhora de Montserrat
A Missa prosseguiu com a Liturgia da Palavra, seguida da Liturgia Eucarística, celebrando o testemunho dos novos santos.
* Vatican News – foto: vaticanmedia
