Celebramos Santo Antônio: que tenhamos a mesma graça do dom da fé!

20170613_154654Nem a chuva, quase incessante, que caiu em São Paulo na última terça-feira, foi capaz de  afastar as centenas de fiéis devotos de Santo Antônio que passaram pela igreja São Francisco de Assis, da Vila Clementino, no dia dedicado a este santo tão querido e popular.

As comemorações na paróquia tiveram início no dia 10 de junho, com o tríduo litúrgico em preparação à Festa de Santo Antônio. Os voluntários, desde cedo, já preparavam os bolos e montavam os pastéis no salão paroquial e os funcionários organizavam a montagem das barracas em frente à igreja.

Na manhã do dia 11 de junho, um belo domingo ensolarado, com muita alegria teve início a quermesse, com barracas com o bolo de Santo Antônio, pães de mel recheados, pastéis e artigos religiosos.  Ao final de todas as missas era realizado momento devocional em honra a Santo Antônio.

2X3A6739Na terça-feira, 13 de junho, dia de Santo Antônio, apesar do frio e chuva, os devotos fielmente participaram de uma das seis missas celebradas neste dia, fizeram sua oração e receberam a bênção dada pelos freis que se revezaram para permanecerem durante todo o dia em frente à igreja. Além da distribuição dos pães de Santo Antônio, os devotos e paroquianos puderam levar o bolo com as medalhinhas abençoadas. Também foi marcante a presença dos jovens e da Pastoral da Catequese na barraca do pão de mel e na venda de artigos religiosos.

A missa de 15h foi celebrada pelo pároco, Frei Valdecir Schwambach, que, em sua homilia, recordou brevemente a história de Antônio, nascido Fernando, que optou ser religioso Agostiniano, mas, ao saber que freis franciscanos haviam sido martirizados no Marrocos, decidiu que queria vestir o hábito franciscano. Recordou a popularidade da devoção, a ligação de Santo Antônio com as famílias, com as coisas do FB_IMG_1497667890361dia a dia, o pão, a fartura, mas não só com o material, também com o espiritual: o dom do entendimento, da comunhão, a fé, a paz, a unidade, a sabedoria.

Após a missa das 19h, última celebrada ao longo deste dia de festa, encerrou-se a Festa de Santo Antônio. Que a exemplo desse santo tenhamos a graça do dom da fé e que o Senhor nos dê a sabedoria! Santo Antônio, rogai por nós!

Mariana Gil e Cristy Azevedo

Confira as fotos da Festa: