Festa de toda a criação

FB_IMG_14440727045686743A grande festa para celebrar o padroeiro de nossa paroquia teve início na terça-feira, dia 29 de setembro, com a quermesse na frente da igreja, com salgados e o tradicional bolo de São Francisco, com as medalhinhas abençoadas. Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, foi marcante a presença dos paroquianos nas missas do tríduo preparatório para o dia de São Francisco, que teve como tema “Louvado sejas meu Senhor com todas as tuas criaturas! – Casa comum, nossa responsabilidade”.

O dia 4 de outubro foi de ainda maior alegria e festa para a comunidade paroquial, quando paroquianos e devotos puderam participar de uma das nove missas celebradas neste dia, com a igreja sempre repleta de animais de estimação, trazidos por seus donos para serem abençoados.

As já tradicionais missas ecológicas aconteceram nos horários de 11h30 e 19h. A celebração eucarística da manhã foi presidida pelo pároco Frei Djalmo Fuck que, em sua homilia, lembrou que São Francisco foi proclamado padroeiro da ecologia pelo Papa João Paulo II, em 1979, pois São Francisco tinha uma profunda relação de amor e respeito por toda a criação, por isso, neste dia, não apenas os seres humanos estão em festa, mas todos os seres vivos, toda a criação.

FB_IMG_14440726720646194São Francisco chamava todas as criaturas de irmãs, as plantas, os animais, a água, o vento, a terra, o homem e a mulher, todos parte de um belo Cântico das Criaturas, um único e imenso louvor, em que existe um só Deus criador de todos os seres vivos, irmãos e irmãs uns dos outros, que devem ser protegidos. Frei Djalmo apontou ainda que, neste dia, louvamos especialmente o dom da vida, que se manifesta em suas diversas formas. E encerrou com um apelo: “Cuidem da criação em todas as suas formas! Cuidem dos animais. Cuidem da irmã água, que faz tanta falta. Cuidem da cidade! Não poluam nossa cidade, não joguem lixo pelas ruas, pelas calçadas. Cuidem do ser humano! Cuidem das pessoas que passam necessidade! Sejam solidários, promovam a vida em todas as suas dimensões!”.

Às 15h a Celebração Eucarística contou com a participação das crianças da catequese da paróquia, seus pais e catequistas, sendo presidida por Frei Euclydes Pezzamiglio, que também refletiu sobre a importância do cuidado com a criação, recordando a Encíclica “Laudado si”, do Papa Francisco, com suas propostas de conscientização e mudanças na relação do ser humano com o meio ambiente, aspecto tão importante frente às questões climáticas, ambientais, sociais, econômicas e políticas que a humanidade vive hojeFB_IMG_14440728747135117.

Durante todo o dia, centenas de pessoas estiveram na igreja para receber a bênção dada pelos frades, participar da quermesse e visitar a feira de adoção de animais, e, assim, com muita alegria, a grande celebração da festa do padroeiro se estendeu até a noite.

Que São Francisco nos inspire na adesão à vocação de autênticos cuidadores da criação em todas as suas formas!

Confira as fotos da Festa de São Francisco: