Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Notícias › 21/11/2013

Jovens realizam retiro no Seminário de Agudos

100_7693Entre os dias 15 e 17 de novembro os jovens de nossa paróquia se reuniram no Seminário Santo Antônio, em Agudos-SP, para seu retiro anual.

No dia 14 de novembro, após serem apresentados à comunidade paroquial na missa de 18h e das preces feitas no final da celebração para o bom êxito da viagem, o grupo de 24 jovens, sendo 11 que se preparam para receber o Sacramento da Crisma ainda neste ano, partiram para o belo Seminário de Agudos. No ônibus, a expectativa era grande, entre conversas e brincadeiras, os jovens “veteranos” contavam àqueles que participavam do retiro pela primeira vez sobre o Seminário Santo Antônio e o que vivenciaram na experiência de retiro do último ano.

Depois de mais de 4 horas de viagem, já de madrugada, os jovens chegaram ao Seminário, onde, apesar do horário, foram calorosamente acolhidos pelos aspirantes à vida religiosa franciscana que, no Seminário Santo Antônio, realizam mais uma etapa de sua formação.

100_7685As atividades do encontro tiveram início na sexta-feira (15/11) com a missa, presidida por Frei Roberto Ishara, realizada em um dos belos jardins do Seminário. Após a Celebração Eucarística, Frei Roberto expôs aos jovens sobre o tema “Fé”, tendo em vista o encerramento do Ano da Fé no mês de novembro. A tarde foi livre para os jovens aproveitarem o calor e o sol na piscina e nas quadras de esporte. Já no final da tarde, o grupo de 13 aspirantes do Seminário é que esteve à frente das atividades. Os aspirantes Thiago e Edson Filipe falaram sobre vocação, abordando o chamado do jovem enquanto leigo, a missão dos jovens que se preparam para receber o Sacramento da Crisma e dos que já receberam, bem como o papel de cada jovem na comunidade paroquial e na sociedade. À noite os aspirantes prepararam e coordenaram um divertido “luau”, momento de partilha e descontração, que só terminou à meia-noite, ao som da música “Olaria de Deus”.

100_7741No dia seguinte, as atividades começaram bem cedo: oração da manhã coordenada pelos aspirantes, café da manhã, trabalhos em grupo a partir da leitura dos discursos do Papa Francisco quando de sua visita ao Brasil e caminhada até a fazenda do Seminário. À tarde foi a vez de cada jovem colocar em prática seus dons artísticos e pintar sua própria camiseta personalizada, escolhendo um desenho que representasse sua caminhada desde o início de sua participação nos encontros de crisma e na comunidade paroquial. Criatividade e habilidade artística não faltaram!

À noite os jovens apresentaram no Salão Nobre do Seminário três peças de teatro referentes à vida de Santa Clara, de Francisco de Assis e seus companheiros: “Clara foge de casa”, “O encontro de Francisco com o Leproso” e “Frei Junípero e o caso do pé de porco”. Durante as apresentações das encenações não falaram risadas e criatividade! Para encerrar as apresentações, os aspirantes fizeram uma encenação que abordou o tema “família”, trazendo questões bem atuais do meio familiar. Logo depois, as atividades do segundo dia do retiro se encerraram com um emocionante momento de reflexão na oração da noite.

100_7697No último dia do encontro, próximo aos bosques do Seminário, Frei Roberto coordenou a oração da manhã, quando, tomando por inspiração do poema “Tempo de Travessia” de Fernando Pessoa, falou aos jovens sobre as “travessias” que cada um realiza na vida.

Após a confissão dos jovens que se preparam para receber o Sacramento da Crisma, todos se reuniram para a missa de encerramento do encontro, presidida por Frei Roberto, na capela do Seminário.

Deixamos aqui o nosso agradecimento a toda comunidade paroquial, que neste ano tanto colaborou conosco para a realização deste grande encontro, adquirindo as rifas e pães de mel que vendemos, e também àqueles que nos colocaram em suas orações para o bom êxito de nossas atividades. Agradecemos aos aspirantes e frades do Seminário Santo Antônio, que mais uma vez tão bem nos acolheram nesses três dias, e aos frades desta fraternidade, especialmente Frei Djalmo e Frei Roberto, que acompanharam bem de perto a nossa caminhada e toda a organização do retiro desde o começo do ano. Nosso muito obrigado!

X