Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

Palavra do Paroco › 24/05/2021

Uma casa chamada Paróquia

Queridas paroquianas e paroquianos,

Paz e Bem!

Há alguns anos , de modo especial no Brasil, a Igreja vem refletindo a vida e a dinâmica das paróquias como portadoras do desafio de se tornarem uma casa. Casa por excelência de todos os fiéis. Lugar privilegiado onde eles podem encontrar o Cristo Ressuscitado. A Igreja, que é sempre uma comunidade, é o lugar de acolhida, de orientação, de ajuda material e espiritual, lembrava a 51ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB de 2013.

A Paróquia é portadora da grande missão de atrair para si e depois levar para fora. Tal como as ondas do mar, que em constante movimento, recuam para o “centro” do mar e depois vem e se espraiam nas areias da praia. Assim também, os fiéis são constantemente convidados a se unirem para ouvir a Palavra de Deus, comungar da Eucaristia, o Jesus feito Pão da Vida, rezar em comunidade, pedir, agradecer e depois, partir para a missão e os desafios que a vida lhes impõe, aprendendo e vivendo a caridade que não se dissocia da vida de fé.

Para entendermos a missão que nossa Paróquia possui, bem como todas as comunidades de fé, precisamos estar em permanente escuta da Palavra, para que todos nós possamos nos deixar evangelizar por Ela, que é a pessoa do Cristo, bem como em comunhão uns com os outros, no diálogo, buscando entendimento, não querendo ser o primeiro, mas como o Cristo mesmo que nos ensina: quem quiser ser grande, seja o maior servidor de todos (cf. Mc 10, 32-45).

Neste ano de 2021, conforme sabemos, estamos celebrando os 80 anos de nossa comunidade paroquial. Tempo de agradecer a vida que aconteceu antes de nós, a linda e rica história pregressa de nossa comunidade. Celebrar um aniversário é graça, dom e recomeço, pois a vida e os desafios continuam. Gostaria, neste sentido, de desafiar a cada equipe, pastoral, movimento, a cultivar ainda mais seu senso de pertença, aprofundar-se mais, buscando mais formação, atualização, renovação. A Palavra de Deus é fonte de renovação e a Igreja no Brasil e os ensinamentos do Papa Francisco, podem nos ajudar em muito em nossa caminhada. Há muito material do magistério atual da Igreja que pode ajudar no seu crescimento!

Cada um que se diz cristão católico é chamado a construir-se, não se contentando com a catequese recebida alguns anos atrás. A fé, assim como a vida, é algo dinâmico e precisa sempre de novo alimento para se sustentar. Não percamos a chance de crescermos como seres humanos e cristãos.

Que neste mês de maio, dedicado de forma especial à Nossa Senhora, de tantos nomes, mas sempre a mesma mãe de Deus, derrame suas bênçãos de uma forma muito particular sobre todas as nossas queridas mães, vestígio nítido da presença do amor e da bondade de Deus neste mundo. Parabéns, queridas mães!

Frei Valdecir Schwambach

Maio de 2021

X