Dom José Roberto é acolhido na Região Ipiranga

IMG_2512_-200x300A Paróquia Imaculada Conceição, no Ipiranga, ficou lotada para a missa de acolhida de dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, designado vigário episcopal para a Região Episcopal Ipiranga.

A celebração contou com as presenças do arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, do arcebispo emérito, cardeal Cláudio Hummes, do bispo de São José dos Campos (SP), dom José Valmor Cesar Teixeira, dos bispos auxiliares da Arquidiocese, dom Tarcísio Scaramussa e dom Carlos Lema Garcia, além de padres da Região Ipiranga e da Diocese de São José dos Campos, lugar de origem do novo bispo.

Também estavam representados os 5 setores que formam a Região com suas 36 paróquias, diversas pastorais, movimentos e organismos eclesiais.

A missa começou com a presidência de dom Odilo, que acolheu o novo bispo e o apresentou para o povo. Após a leitura do decreto de nomeação de vigário episcopal, o arcebispo passou a presidência da celebração para dom José Roberto, que foi saudado pelo clero.

“Eu desejo a você, dom José Roberto, muita luz de Deus, muita graça do Espírito Santo no desempenho de sua missão. E a todos vocês, de modo particular aos padres da Região Ipiranga, peço toda a colaboração e ajuda para que todos juntos possam desempenhar essa missão”, disse dom Odilo.

Nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo papa Francisco em 30 de abril, dom José Fortes Palau recebeu a ordenação episcopal em 21 de junho em São José dos Campos.

Para a reportagem, o bispo afirmou que assume o trabalho pastoral na Região Ipiranga com muita serenidade, e ressaltou que o Evangelho deste domingo fala sobre a paciência, virtude que ele pretende exercitar o início de seu ministério episcopal.

“Paciência para conhecer, o jeito de ser do povo, conhecer os nossos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para caminharmos juntos. Eu vim para somar, estar junto de todos eles, para realizarmos um trabalho de Igreja ‘em saída’, como é o desejo do papa Francisco”, disse.

Desde novembro de 2012, a Região Ipiranga estava sem bispo auxiliar na função de vigário episcopal, quando dom Tomé Ferreira da Silva fora transferido para a Diocese de São José do Rio Preto. Nesse período, o padre Anísio Hilário desempenhou a missão de vigário episcopal na Região.

Fonte: site da Arquidiocese de São Paulo