Paróquia São Francisco de Assis

Rua Borges Lagoa, 1209 - Vila Clementino - São Paulo - SP

(11) 5576-7960

paroquiavila@franciscanos.org.br

EXERCÍCIO FÍSICO DOMICILIAR NO IDOSO – DR. RODRIGO NGAN PAZINI

Em meio à quarentena, a falta de cuidado com o próprio corpo decorrente de má alimentação e diminuição da prática de atividade física pode causar prejuízos danosos ao nosso organismo.

Apesar de ser necessário tomar medidas de prevenção em relação a pandemia atual, não podemos esquecer que doenças crônicas como Obesidade, Hipertensão, Dislipidemia e Diabetes podem ser agravadas por um estilo de vida sedentário.

Para a prática de atividade física de grau moderado e intenso, é necessário que haja uma avaliação médica pormenorizada caso o indivíduo apresente antecedentes cardiovasculares importantes.

Contudo, em idosos saudáveis, sem sinais de alarme como dores no peito, palpitações, tontura e limitações físicas, na maioria das vezes podemos lançar mão de exercícios físicos leves que visam garantir maior mobilidade e fortalecimento muscular para prevenção de quedas e de piora das doenças de base citadas.

Com a ajuda da minha amiga de Residência na Geriatria e Gerontologia da Unifesp EPM, a ótima fisioterapeuta Evelyn Higa, orientamos alguns exercícios básicos que podem ser facilmente executados em casa dentro das limitações de cada indivíduo.

Dr. Rodrigo Ngan Pazini – Geriatra CRM 156533 SP

https://www.instagram.com/p/B_h06vQHoSi/?igshid=18lxyvj3ypbw2

Acompanhe pelo Facebook: https://www.facebook.com/rodrigongan.pazini

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X