Festa de Santo Antônio

101_0007_Na última sexta-feira, 13 de junho, nossa paróquia esteve em festa para celebrar o dia de Santo Antônio! A preparação para as festividades teve início no dia 10 de junho, primeiro dia do tríduo, com as missas e a preparação dos bolos pelos voluntários.

No dia 13 de junho, desde bem cedo, barracas já estavam montadas na frente da igreja para servir o tradicional Bolo de Santo Antônio. Neste ano contamos com 700Kg de bolo, no qual foram distribuídas quase duas mil medalhinhas de Santo Antônio, já abençoadas. Para os devotos que passaram pela festa também houve distribuição do “pão de Santo Antônio” e a bênção dada pelos freis, durante todo o dia, além de barracas com artigos religiosos e pães de mel recheados.

101_0066_Devotos e os paroquianos puderam participar de uma das onze missas celebradas neste dia festivo. Na Celebração Eucarística do meio-dia, o pároco, Frei Djalmo, lembrou que este Santo Antônio, mais conhecido por Santo Antônio de Lisboa, cidade onde nasceu, ou Santo Antônio de Pádua, local onde exerceu suas funções e nas cercanias da qual morreu, não é o santo de apenas uma nação, mas sim de devoção universal, o “Santo Antônio do mundo todo”, como foi chamado pelo Papa Leão XIII. Este Santo Antônio, muito conhecido pelos solteiros e também famílias que a ele recorrem, pedindo sua intercessão, é também o santo dos pobres, da partilha do pão, também daquele pão que é trazido à igreja pelos devotos, não para ser guardado para si, mas para ser partilhado entre todos, assim como o fez Santo Antônio. Frei Djalmo ainda recordou que Santo Antônio foi um homem profundamente marcado pela Palavra de Deus, e pediu para que esta Palavra também encontre respaldo nos corações de cada um de nós, para que sejamos homens e mulheres de mais partilha e mais solidariedade, capazes de ir ao encontro dos mais necessitados.

100_9974_As celebrações litúrgicas e festividades prosseguiram até o final da última missa do dia, celebrada às 20h e presidida por Frei Euclydes.

Revigorados após esta grande festa, que possamos imitar o exemplo deste santo que se deixou moldar pela Palavra de Deus, Palavra que se faz gesto, que se faz atitude, que vai ao encontro dos irmãos, que partilha o pão e a própria vida e, assim como Santo Antônio, busquemos subir a Jesus e, ao mesmo tempo, descer até o próximo!

Viva Santo Antônio!

Confira as fotos da Festa: